Política Nacional

Bolsonaro não tem intenção de impedir divulgação de dados pelo Inpe, diz porta-voz

Bolsonaro já disse que informações sobre desmatamento na Amazônia ‘prejudicam’ o Brasil e que quer ter acesso prévio a relatório. Cientistas lançaram manifesto em apoio ao Inpe.


O porta-voz do governo federal, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta segunda-feira (22) que o presidente Jair Bolsonaro não tem a intenção de impedir a divulgação de dados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na semana passada, Bolsonaro questionou os dados sobre desmatamento na Amazônia. No fim de semana, disse que a divulgação “prejudica” o Brasil e mais cedo, nesta segunda, também afirmou que não pode ocorrer divulgação de dados sem que ele tenha conhecimento prévio para não ser “pego de calças curtas”.

Ao conceder uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Rêgo Barros foi questionado se, no caso de os dados sobre desmatamento causarem “estranheza” a Bolsonaro, a Presidência pode decidir não divulgar as informações.

“Absolutamente, o Planalto sempre trabalha pelo princípio da transparência. A intenção do senhor presidente é identificar desde pronto no relatório quais são as demandas e quais são as ações prospectivas para corrigir, se for o caso, e para potencializar eventuais dados que ali ocorram no relatório”, afirmou o porta-voz.

“Absolutamente, não há intenção do presidente ou do governo de ferir esta cláusula pétrea, que é a transparência do Poder Executivo para com a nossa sociedade”, acrescentou.
Diretor do Inpe
Também nesta segunda, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, divulgou uma nota informando ter pedido ao Inpe dados consolidados sobre o desmatamento da Amazônia nos últimos 24 meses.

Ainda na nota, Marcos Pontes afirmou que o diretor do instituto, Ricardo Galvão, foi convidado para “esclarecimentos e orientações”.

Durante a entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o porta-voz do governo foi questionado se Bolsonaro considera demitir o diretor do Inpe. “O presidente não me adiantou qualquer possibilidade neste sentido”, respondeu o porta-voz.


Deixe seu comentário


Publicidade