Política Nacional

Bolsonaro participa de jantar em Brasília com embaixadores de países islâmicos

Encontro foi organizado por ministério e pela Confederação da Agricultura. Ministra já disse que países estão incomodados com decisão de Bolsonaro de abrir escritório em Jerusalém.


O presidente Jair Bolsonaro participa na noite desta quarta-feira (10) em Brasília de um jantar com embaixadores de países islâmicos. Até a última atualização desta reportagem, o presidente ainda estava no local.

Além do presidente, também participaram do jantar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O jantar foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Ministério da Agricultura.

Segundo a CNA, foram convidados embaixadores de 40 países. O objetivo, acrescentou a entidade, é fortalecer parcerias comerciais entre o agronegócio brasileiro e os países islâmicos.

O jantar acontece dez dias após Bolsonaro anunciar, durante visita a Israel, a abertura de um escritório comercial na cidade de Jerusalém.

A decisão, segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deixou os países árabes incomodados com o Brasil.

A decisão de Bolsonaro é polêmica porque, embora Israel considere Jerusalém a capital “eterna e indivisível” do país, a Palestina reivindica a parte oriental da cidade como capital do futuro Estado.

A comunidade internacional reconhece Tel Aviv como capital de Israel.

Após a campanha eleitoral do ano passado, Bolsonaro disse que iria transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. Em entrevistas recentes, tem afirmado que não mudou de ideia.

Os países árabes são grandes compradores de carne bovina e de frango do Brasil.

Para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a aproximação do governo Bolsonaro com Israel não gerará prejuízos ao agronegócio brasileiro.


Deixe seu comentário


Publicidade