Política Nacional

Bolsonaro recebe agradecimento do governo italiano pela extradição de Battisti, diz Planalto

Ministro do Interior da Itália disse que caso não teria sido concluído sem ‘empenho’ do Brasil


A assessoria do Palácio do Planalto informou em nota, , que o presidente Jair Bolsonaro recebeu um telefonema do ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, para agradecer o “empenho do Brasil em solucionar o caso Battisti”.

Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti foi preso na Bolívia. Ele estava foragido desde dezembro, após ter sua extradição do Brasil autorizada pelo então presidente Michel Temer. Entregue pela Bolívia às autoridades de seu país, Battisti desembarcou nesta segunda-feira (14) em Roma. Segundo a imprensa italiana, ele afirmou a funcionário do serviço antiterrorismo do país que “agora” sabe que irá “para a cadeia”.
Segundo a nota, Salvini ressaltou na conversa por telefone com Bolsonaro que a extradição de Battisti “não teria se concretizado” sem a “intervenção” do presidente brasileiro.

O Planalto informou ainda que, segundo Bolsonaro, o retorno de Battisti ao seu país de origem “simboliza o fim da impunidade” no Brasil e no exterior.

O italiano, de 64 anos, integrou o grupo Proletários Armados pelo Comunismo e foi condenado à prisão perpétua em 1993 por quatro assassinatos cometidos nos anos 1970 contra um guarda carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro de Milão.

Battisti afirma que nunca matou ninguém e se diz vítima de perseguição política. Ele permaneceu 37 anos em fuga das autoridades italianas, com períodos de prisão e lutas político-judiciais para evitar a Justiça da Itália. Battisti escapou do seu país na década de 1980, viveu na França, no Brasil e, mais recentemente, havia se escondido na Bolívia.


Deixe seu comentário


Publicidade