Política Nacional

Bolsonaro reconhece Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Presidente da Assembleia Nacional faz oposição ao governo Maduro e se declarou presidente interino do país


O presidente Jair Bolsonaro declarou em Davos (Suíça) que reconhece o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, como presidente do país. Também nesta quarta, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota com a mesma informação.

Líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro, Guaidó se declarou presidente interino da Venezuela nesta terça. Ele conta com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e de países como Paraguai, Peru, Equador e Colômbia.

“O Brasil, via Itamaraty, acabou de emitir uma nota reconhecendo Juan Guaidó como presidente da Venezuela. E o Brasil, juntamente com os demais países do Grupo de Lima, que estão reconhecendo um a um este fato, daremos todo o apoio político necessário para que este processo siga seu destino”, afirmou Bolsonaro.

Em nota, O Itamaraty afirmou: “O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela. O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela.”

Nicolás Maduro tomou posse para o segundo mandato presidencial em 10 de janeiro. A reeleição dele, contudo, foi contestada pela oposição, que diz ter havido fraudes.

Diante da crise política instalada no país, a Assembleia Nacional declarou Maduro “usurpador” do cargo de presidente, mas o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), de maioria governista, considerou “nulos” todos os atos aprovados pelo parlamento desde então.


Deixe seu comentário


Publicidade