Política Nacional

Cardozo cita atuação ‘isenta’ da PF

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, rebateu as declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a Polícia Federal atua de forma “isenta” e disse que Cunha pode ficar “tranquilo”.


Mais cedo, Cunha afirmou que a nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta terça, mira políticos do PMDB, poupa o PT e mostra “revanchismo” do governo em relação a ele. Além disso, o presidente da Câmara questionou o fato de Cardozo ter viajado a Curitiba nesta semana.

Nesta nova fase, batizada Catilinárias, a PF cumpriu 53 mandados de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal. Entre os endereços nos quais foram cumpridos esses mandados, estão as residências de Eduardo Cunha em Brasília e no Rio de Janeiro.

“A PF tem atuado de forma absolutamente isenta e autônoma, isso é uma postura que nós temos tido e continuará sendo assim. Nós não influenciamos absolutamente nada em relação a quem deve ou não deve ser investigado. Portanto, esse tipo de acusação é absolutamente indevida, incorreta e a própria realidade está ai para mostrar o contrário”, disse Cardozo.

“Ele [Cunha] citou viagem minha a Curitiba, que está na minha agenda o que eu fui fazer. Eu fui a uma reunião com o secretario de Segurança Pública, a partir de uma demanda que, no dia anterior, me havia sido apresentada pelo governador, Beto Richa. […] Portanto, algo que está registrado publicamente”, acrescentou o ministro da Justiça.
Cardozo também foi irônico ao dizer que sua viagem a Curitiba não foi para “esconder bens nem ocultar bens no exterior”.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados conduz processo para apurar se Eduardo Cunha mentiu à CPI da Petrobras por dizer que não tem contas na Suíça – suspeito de envolvimento no esquema de corrupção que atuou na Petrobras e é investigado na Operação Lava Jato, Cunha disse, em entrevista ao G1 e à TV Globo, que tem “usufruto” de contas no país europeu.

Perguntado sobre se, na hipótese de o Ministério da Justiça “controlar” a Polícia Federal, Cunha já estaria preso, Cardozo afirmou que “todos, inclusive o presidente da Câmara, têm direito ao contraditório e à ampla defesa”.


Deixe seu comentário


Publicidade