Política Nacional

Com Mercosul e Venezuela na pauta, Bolsonaro se reúne com Macri no Planalto

Presidente da Argentina tem primeiro encontro com Bolsonaro desde a posse do presidente brasileiro


Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, foi recebido nesta quarta-feira (16) no Palácio do Planalto pelo presidente Jair Bolsonaro.

Este é o primeiro encontro entre os chefes de Estado desde a posse de Bolsonaro. O argentino não compareceu à cerimônia realizada em Brasília, em 1º de janeiro.

Macri chegou por volta das 10h30 ao Planalto. O argentino passou as tropas em revista e subiu a rampa do palácio até a entrada do Salão Nobre, onde era aguardado por Bolsonaro. Houve a execução dos hinos de Brasil e Argentina e os presidentes posaram para fotos.

Pauta do encontro
Segundo o governo brasileiro, estão na pauta o futuro do Mercosul e a situação da Venezuela, que enfrenta uma grave crise política agravada com a posse de Nicolás Maduro. O mandato dele é considerado “ilegítimo” pelo Brasil.

A Venezuela enfrenta há anos uma crise econômica e social que, no caso do Brasil, tem reflexo no fluxo migratório registrado em Roraima.

Tratado de extradição
Brasil e Argentina vão assinar uma revisão do tratado de extradição entre os dois países, para acelerar processos.

A revisão foi acertada em reunião do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com o ministro da Justiça argentino, Germán Garavano, e com a ministra argentina da Segurança, Patrícia Bullrich.

“Às vezes tem uma situação urgente. Precisa prender o cara. E, se você seguir o canal diplomático, acontece igual o Battisti”, afirmou o ministro, numa referência ao caso do italiano Cesare Battisti.


Deixe seu comentário


Publicidade