Política Nacional

Deputado Baleia Rossi é eleito por aclamação novo líder do PMDB

Leonardo Quintão estava no comando da bancada como interino.


O deputado Baleia Rossi (PMDB-SP) foi eleito nesta quarta-feira (18), por aclamação, líder do PMDB na Câmara. Ele substitui Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que se licenciou do mandato para assumir como ministro do Esporte.
Até esta quarta (18), o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) estava na liderança interina da bancada. Quintão queria se manter no posto, mas o grupo do PMDB que sempre defendeu o rompimento com Dilma Rousseff e é mais próximo de Temer apoiou a candidatura de Baleia Rossi.

O novo líder do PMDB na Câmara vai ter a missão de conduzir as reformas e medidas de ajuste fiscal que o presidente em exercício da República, Michel Temer, pretende levar adiante para conter a crise econômica. Entre as matérias polêmicas que devem ser propostas pelo novo governo está uma reforma na Previdência.

Também será alvo de votação, mas no plenário do Congresso, projeto de revisão da meta de ajuste fiscal para 2016.

O governo Dilma havia pedido autorização para um déficit de R$ 96,65 bilhões nas contas públicas, mas a equipe econômica de Temer já prevê que o rombo deverá ser de R$ 160 bilhões.

Baleia Rossi é empresário e presidente do PMDB em São Paulo. Ele é amigo de Temer e está em seu primeiro mandato como deputado federal.

Investigação
O novo líder do PMDB foi citado por investigados da Operação Alba Branca, como tendo recebido dinheiro desviado de contratos de fornecimento de merendas escolares em São Paulo. Policiais e promotores encontraram indícios de que pelo menos 20 prefeituras de SP pagaram mais caro pela merenda servida em creches e escolas públicas.

Em delação premiada ao Ministério Público de SP, o vice-presidente da Cooperativa Orgânica Agrícola Família, Carlos Alberto Santana da Silva, disse ter ouvido do presidente da entidade, Cássio Chabib, que valores das prefeituras de Campinas e Ribeirão Preto eram repassados à campanha de Baleia Rossi.

Na época em que seu nome apareceu nas investigações, Baleia Rossi disse repudiar “com veemência o conteúdo da notícia” e disse não ter “qualquer relação” com o delator. “As afirmações contidas são inteiramente falsas, absurdas e sem qualquer fundamento”, afirmou o parlamentar, em nota divulgada à imprensa. Não há ainda inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal para investigar o deputado.


Deixe seu comentário


Publicidade