Política Nacional

Deputados de oito partidos pedem saída de Cunha

Presidente da Câmara é investigado na Lava Jato e no Conselho de Ética


Deputados de oito partidos (PT, PSOL, PC do B, Rede, PSB, PR, PROS e PPS) entregaram uma carta aberta ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual pedem o “afastamento cautelar” de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do comando da Câmara dos Deputados. Pela manhã, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na residência oficial de Cunha, na casa do parlamentar no Rio e em escritórios do peemedebista.

O documento, que é assinado por 50 parlamentares contrários ao parlamentar fluminenses, argumenta que a presidência da Casa “tem sido exercida para benefício privado e para autoproteção em investigações e usufrutos inconstitucionais”.

Para embasar a acusação, os parlamentares enumeram seis episódios em que Cunha teria “manobrado” em benefício próprio. Entre as situações relatadas pelo grupo, está o acolhimento do pedido de impeachment da presidente Dilma.

O processo de afastamento da chefe do Executivo, na visão dos signatários da carta, foi utilizado como forma de “chantagem” para que o PT votasse em seu favor do deputado do PMDB no Conselho de Ética da Câmara.

Os deputados que assinam a carta entregue STF também criticam a eleição dos integrantes da comissão especial que avaliará o processo de impeachment da presidente. Eles alegam que Cunha “afrontou o princípio da legalidade” ao permitir a inscrição de uma chapa avulsa, composta por oposicionistas do Palácio do Planalto, e ao determinar votação secreta para eleição da comissão. A chapa da oposição foi eleita, mas o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo, suspendeu a instalação do colegiado especial.


Deixe seu comentário


Publicidade