Política Nacional

Deputados do PSL, sigla de Bolsonaro, procuram Maia para discutir vagas na Câmara

A movimentação irritou aliados de Maia, como os partidos do chamado “Centrão”, que negociam apoio ao atual presidente da Casa.


Deputados do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, têm procurado nos últimos dias o presidente atual da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o futuro espaço da sigla na Mesa Diretora e em comissões chave da Casa.

Nos bastidores, atualmente, o pano de fundo da discussão é a sucessão no comando da Casa – que acontece em fevereiro. Maia quer ser candidato novamente, e já pediu neutralidade do governo Bolsonaro, que declarou publicamente que não iria interferir na disputa.

Ocorre que, nos últimos dias, como publicou o jornal “O Globo” nesta quinta-feira (6), mensagens de grupo do PSL no whatsapp vieram a público mostrando que o partido do presidente – incluindo um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro – está articulando sobre o tema.

A cúpula do PSL insiste em lançar Luciano Bivar, atual presidente do partido. Mas, outros deputados do partido preferem um nome de fora, e procuraram Maia para negociar uma vaga na Mesa Diretora, como a vice-presidência da Casa, além da presidência Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – uma das mais importantes.

É pela CCJ que passam todos os projetos relacionados a constitucionalidade e legalidade que, depois, são submetidos ao plenário.

A vice-presidência, na chapa de Maia, deve ficar com um partido do “Centrão”. Na gestão atual, o posto é ocupado pelo MDB.


Deixe seu comentário


Publicidade