Política Nacional

Dilma cria gabinete de crise da saúde do estado

Presidenta chamou ao Planalto ministros e presidentes de bancos públicos.


Após cancelar uma viagem que faria ao Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff chamou ministros ao Palácio do Planalto e decidiu criar um gabinete para resolver a crise no sistema de saúde fluminense, informou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

A Defensoria Pública da União, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro formaram um gabinete de crise para cobrar das autoridades soluções para os problemas enfrentados pela saúde no estado.

O governador do Rio de Janeiro informou que o estado precisará de cerca de R$ 350 milhões para reabrir todas as emergências de hospitais estaduais que estão fechadas por problemas no pagamento dos salários de funcionários e por falta de insumo.

Pela manhã, além de Marcelo Castro, se reuniram com Dilma no Palácio do Planalto na manhã desta quarta com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e os presidentes do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, e da Caixa Econômica, Miriam Belchior. Segundo o titular da Saúde, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também participou do encontro por teleconferência.

“Na parte da saúde, estamos constituindo o gabinete de crise. […] Neste gabinete, vamos unir as redes federal, estadual e municipal para fornecer equipamentos que forem necessários, medicamentos que forem necessários, transferência de pacientes e para encontrar uma solução o mais urgentemente possível para o problema da saúde que está grave no momento no Rio”, disse o ministro da Saúde após a reunião.

Conforme a agenda prevista inicialmente para esta terça, divulgada pela Secretaria de Imprensa, Dilma participaria pela manhã da inauguração do Parque Radical Deodoro, uma das obras das Olimpíadas de 2016, mas, segundo o Palácio do Planalto, decidiu cancelar a viagem para convocar a reunião com os ministros em seu gabinete.


Deixe seu comentário


Publicidade