Política Nacional

Dilma diz que todos os governos anteriores fizeram ‘pedaladas fiscais’

Presidente justificou que manobra fiscal bancou programas sociais.


A presidente Dilma Rousseff afirmou que todos seus antecessores na Presidência da República fizeram “pedaladas fiscais”, manobra contábil que é um dos crimes atribuídos a ela no processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional.

Os juristas Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal – dois dos três autores do pedido de impeachment da petista – defenderam na comissão especial que analisa o processo de afastamento que as “pedaladas fiscais” constituem “crime grave”. “Meu impeachment baseado nisso [pedaladas fiscais] significaria que todos os governos anteriores ao meu teriam de ter sofrido impeachment porque todos eles, sem exceção, praticaram atos iguais ao que eu pratiquei. E sempre com respaldo legal”, discursou Dilma em uma solenidade na qual recebeu manifestações de apoio de artistas e intelectuais contrários ao impeachment.

Diante da plateia de celebridades, entre as quais a cantora Beth Carvalho e a atriz Letícia Sabatella, a presidente disse que as “pedaladas” foram necessárias para dar continuidade ao pagamento de programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

‘Ódio e intolerância’
Em meio ao discurso que fez aos artistas e intelectuais, Dilma Rousseff afirmou, sem citar nomes, que não adianta alguns falarem “vamos unir o país” no ambiente de “ódio” e “intolerância” que tem tomado conta do Brasil.

Desde o ano passado, o vice-presidente Michel Temer – primeiro na linha de sucessão da Presidência – tem defendido que a situação política brasileira é “grave” e tem ressaltado a necessidade de alguém “unificar o país”. Desde então, ministros do PT passaram a acusar o peemedebista de estar tentando se promover como um “salvador da pátria”.

De acordo com Dilma, o Brasil não pode ser dividido em duas partes, com as pessoas sendo estigmatizadas pelo que pensam.


Deixe seu comentário


Publicidade