Política Nacional

Dilma elogia Levy, mas cobra ajuste e crescimento

Petista disse que Levy foi decisivo para ‘ajustes imprescindíveis’ na economia


Ao iniciar seu discurso na cerimônia de posse dos novos ministros da Fazenda e do Planejamento, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a presença de Joaquim Levy nos primeiros 12 meses de seu segundo mandato foi “decisiva” para que o governo realizasse “ajustes imprescindíveis”. Levy deixou o governo federal na última sexta-feira (18), substituído por Nelson Barbosa, que comandava o Ministério do Planejamento.

Apesar dos elogios públicos na despedida a Joaquim Levy, a presidente da República aproveitou seu discurso na solenidade de posse para mandar um recado aos novos titulares da Fazenda e do Planejamento, fazendo, indiretamente, coro às críticas que o ex-ministro sofreu do PT no período em que integrou o primeiro escalão, inclusive, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um dos trechos da sua fala, Dilma destacou que uma das tarefas de Nelson Barbosa e Valdir Simão será “contagiar a sociedade com a crença de que equilíbrio fiscal e crescimento econômico podem e devem vir juntos”. Ela também recomendou que eles façam “o que for preciso” para retomar o crescimento “sem guinadas e sem mudanças bruscas”.

Segundo ela, a mudança da equipe econômica não altera o objetivo de curto prazo do Executivo de restabelecer o reequilíbio fiscal, reduzir a inflação, eliminar as incertezas e retomar com urgência o crescimento. “Experiência e competência ambos [Barbosa e Simão] têm de sobra. Conhecem a administração pública e participaram da maioria dos programas prioritários que implementamos ao longo dos últimos anos. Estão prontos para a equipe do equilíbrio fiscal e retomada do crescimento”, observou Dilma.

Ao longo de 2015, petistas e integrantes do governo que tinham uma visão crítica em relação ao trabalho de Levy reclamaram que o então ministro da Fazenda não apresentava propostas de crescimento para o país, limitando-se, segundo eles, a executar uma política de ajuste fiscal no país.


Deixe seu comentário


Publicidade