Política Nacional

Dilma faz reunião ministerial para discutir ações contra zika vírus

Vírus é apontado como responsável por casos de microcefalia no país


A presidente Dilma Rousseff convocou os 31 ministros ao Palácio do Planalto para uma reunião que discutirá ações contra o vírus, apontado como responsável pelos casos de microcefalia em bebês no país desde o ano passado.

Na tarde desta segunda, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu decretar situação de emergência de saúde pública internacional. Até a última atualização desta reportagem, a lista dos ministros presentes não havia sido divulgada. Desde as últimas semanas, as reuniões de Dilma com ministros têm ocorrido com frequência no gabinete da presidente para discutir o zika vírus, mas este é o primeiro encontro para o qual os chefes de todas as pastas foram convocados.

Na semana passada, após visitar uma sala de controle das ações contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite o zika, Dilma falou com a imprensa e, questionada sobre recentes declarações do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de que o Brasil estaria perdendo a guerra contra o mosquito, Dilma disse que ele fez uma “constatação da realidade”.

“É impressionante, achei fantástico. Por que criar um problema com a constatação da realidade? Dizer que estamos perdendo [a guerra] é porque queremos ganhar. Nós queremos ganhar. Estamos dizendo: se não nos mobilizarmos, vamos perder isso. Vamos nos mobilizar”, disse ela na ocasião.

Na última sexta (29), Dilma telefonou para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para falar sobre o combate ao zika. Na ligação, informou o Palácio do Planalto, eles discutiram a criação de um grupo para desenvolver uma vacina contra o vírus da microcefalia.


Deixe seu comentário


Publicidade