Política Nacional

Dirceu diz não ter sido o responsável pela indicação de Duque

‘Não posso assumir uma responsabilidade que não é minha’, afirmou


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu negou em depoimento à Justiça Federal, ter indicado Renato Duque para o cargo de diretor de Serviços na Petrobras. O ex-ministro cumpria prisão domiciliar em razão de condenação no processo do mensalão do PT, mas voltou ao regime fechado devido à acusação de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

Duque foi preso, pela segunda vez na Operação Lava Jato, em meio à 10ª fase, deflagrada em março de 2015. Ele é acusado de participar do esquema de pagamento de propina para servidores, agentes políticos e partidos. Duque já foi denunciado oito vezes pelo Ministério Público Federal (MPF) e condenado a mais de 20 anos de prisão.

Dirceu depôs na sexta, mas os vídeos da audiência foram disponibilizados nesta segunda. Interrogado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, o ex-ministro disse que só conheceu Renato Duque depois que ele já era diretor de Serviços da Petrobras e relacionou o nome de Duque ao PSDB, mas não disse taxativamente que a indicação para o cargo tenha sido feita por tucanos.

“A indicação de Renato Duque decorreu porque setores do PSDB, não vou dizer que foi o senador e ex-governador Aécio Neves porque ele não conversou isso comigo, não pediu isso para mim. A informação que me chegou é que havia uma indicação do PSDB em Furnas que, aliás, é pública e notória em Minas”.


Deixe seu comentário


Publicidade