Política Nacional

Em gravação, Jucá sugere ‘pacto’ para barrar a Lava Jato

Reportagem revela diálogo do ministro com o ex-presidente da Transpetro


Gravações obtidas pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostram o novo ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugerindo ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um “pacto” para tentar barrar a Operação Lava Jato. As conversas ocorreram em março deste ano, mas as datas dos diálogos não foram divulgadas (leia ao final desta reportagem trechos da conversa). A gravação, segundo informou o jornal, está em poder da Procuradoria Geral da República (PGR).

Romero Jucá confirmou à TV Globo que teve a conversa com o ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de combustíveis. Segundo o ministro, Sérgio Machado o procurou em sua casa.

Senador licenciado e primeiro vice-presidente do PMDB, Jucá é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam suspeita de que ele recebeu propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Indicado pelo PMDB, Sérgio Machado presidiu a Transpetro entre 2003 e 2015. Ele se desligou da estatal do petróleo após denúncias de envolvimento no esquema de corrupção investigado na Lava Jato.

Machado foi citado nas delações premiadas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do senador cassado Delcício do Amaral (sem partido-MS). O Ministério Público Federal apurou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria recebido propina de contratos da Transpetro na época em que a subsidiária era presidida por Machado.

No início da tarde, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que não tinha “nada a declarar”, ao ser questionado se Machado negocia um acordo de delação premiada. “Qual delação?”, respondeu, ao ser indagado por jornalistas, após participar de reunião do Conselho Superior do Ministério Público Federal.


Deixe seu comentário


Publicidade