Política Nacional

Em pronunciamento, ministro pede esforço ‘inadiável’ de redução do consumo de energia

Bento Albuquerque falou em rede de rádio e televisão. Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nova taxa extra para as contas de luz em razão da crise energética


O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, um apelo por um “esforço de redução de consumo” de energia elétrica.

Mais cedo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz (vídeo abaixo). A “bandeira tarifária escassez hídrica” entra em vigor nesta quarta-feira (1º), permanece até 30 de abril de 2020 e adiciona R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos. Até agora, o preço mais elevado da taxa extra era o da “bandeira vermelha patamar 2” (R$ 9,49).

O motivo das medidas é o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, em razão da escassez de chuvas, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, mais poluentes e cuja energia é mais cara, e a importação de energia.

“Para aumentar a segurança energética e afastar o risco de falta de energia no horário de maior consumo é necessário que a administração e o consumidor participem de um esforço inadiável de redução do consumo. O empenho de todos nesse processo é fundamental para atravessar com segurança o grave momento e para diminuir o custo da energia”, afirmou o ministro.

O ministro disse que a “condição hidroenergética se agravou” e pediu que os consumidores reduzam o desperdício de energia por meio de ações como, por exemplo, apagar as luzes e aparelhos que não estão em uso.

Bento Albuquerque também pediu que os consumidores tentem reduzir o uso de “equipamentos que consomem muita energia”, entre os quais, ar condicionado, ferro de passar e chuveiro elétrico. E, caso o consumidor necessite utilizar algum deles, que dê preferência ao período da manhã e aos finais de semana.

O ministro também fez referência à chamada “premiação” para os consumidores que conseguirem economizar.

O governo anunciou um programa que dará desconto na conta de luz dos consumidores residenciais e pequenos negócios que reduzirem de forma voluntária o consumo de energia. O programa tem duração prevista até dezembro, mas pode ser prorrogado.

Segundo Bento Albuquerque, os usuários que conseguirem reduzir o consumo “serão recompensados e poderão ter redução na sua conta de luz”.


Deixe seu comentário


Publicidade