Política Nacional

Ex-juiz da Zelotes julgará caso da compra de silêncio de Cerveró

Juiz Ricardo Leite foi alvo de pedido de afastamento na Operação Zelotes


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) escolheu o juiz Ricardo Leite para conduzir as investigações sobre a suposta tentativa de compra de silêncio, por R$ 250 mil, do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, delator da Operação Lava Jato.

Foram denunciados nesse caso, acusados de obstrução da Justiça, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva; o pecuarista e amigo dele José Carlos Bumlai; Mauricio Bumlai, filho de José Carlos Bumlai; o banqueiro André Esteves; o advogado Edson Ribeiro (ex-advogado de Cerveró); o ex-senador Delcídio do Amaral; e Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio.

Segundo o procurador Rodrigo Janot, eles têm envolvimento na tentativa de evitar ou manipular o conteúdo da delação de Nestor Cerveró.

Os advogados de Lula pediram nesta quarta-feira que o caso seja redistribuído a outro juiz, que não seja de vara especializada. O argumento é que houve equívoco ao se distribuir o processo para Ricardo Leite porque o caso é de obstrução da Justiça, estando “ausente qualquer justificativa para encaminhamento a vara especializada”.

Em nota divulgada em maio, o Instituto Lula declarou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já esclareceu em depoimento prestado à PGR que jamais conversou com o ex-senador Delcídio do Amaral para interferir na conduta de Cerveró. A defesa de José Carlos Bumlai negou as acusações e afirmou que ele nunca pagou qualquer valor a Cerveró. Os advogados de Maurício Bumlai informaram na ocasião que só comentariam o caso depois que tivessem acesso à denúncia inteira. A defesa de Diogo Ferreira confirmou os pagamentos, mas disse que foram feitos a mando do ex-senador Delcídio do Amaral. O advogado de Edson Ribeiro declarou que seu cliente sequer conhece Lula e Bumlai. Nesta quarta-feira, a defesa de André Esteves reafirmou que ele não cometeu nenhuma irregularidade.


Deixe seu comentário


Publicidade