Política Nacional

Governadores se reúnem com ministro da Fazenda em Brasília

Governantes elaboraram agenda com 7 pontos para apresentar ao Executivo. Participaram do encontro, entre outros, governadores de SP, RJ e DF.


Dez governadores e um vice-governador se reuniram por cerca de uma hora e meia na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília, com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para apresentar uma agenda de propostas na área econômica.

A reunião na sede do Ministério da Fazenda – organizada pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg – contou ainda com a presença dos governadores Luiz Fernando Pezão (RJ), Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO), Marcelo Miranda (TO), Fernando Pimentel (MG), Rui Costa (BA), Wellington Dias (PI), José Ivo Sartori (RS) e Paulo Câmara (PE), além do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Em uma conversa com a imprensa antes ir para o encontro com Nelson Barbosa, Rodrigo Rollemberg se limitou a dizer que os governantes estaduais pretendiam apresentar ao Executivo federal uma lista com sete pontos definidos em uma reunião realizada no início da tarde desta segunda, na residência oficial do governo do Distrito Federal.

Após a audiência com os governadores, Barbosa deverá se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Também devem participar do encontro os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Valdir Simão (Planejamento).

Crise na saúde

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou a jornalistas que defenderia no encontro a publicação rápida dos novos indexadores das dívidas dos estados e municípios.

Os indexadores são os índices utilizados para corrigir as parcelas das dívidas. A dívida é reajustada de acordo com esse indexador – que pode ser, por exemplo, um índice que mede a inflação. Por isso, para os devedores, é interessante um índice que suba menos.

Na semana passada, Pezão teve de decretar situação de emergência no estado em razão de uma crise financeira que atingiu o sistema de saúde fluminense. Vários hospitais públicos do Rio chegaram a interromper o atendimento à população devido à falta de dinheiro.

Nesta segunda, o governador do Rio destacou que iria propor ao governo federal a revisão da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que traz os valores repassados pela União para os hospitais públicos.

Reuniões mensais

Anfitrião do encontro, o governador do Distrito Federal informou que os governantes estaduais decidiram nesta segunda-feira promover encontros mensais para discutir propostas na área econômica.

“Nós decidimos criar um fórum permanente de governadores que se reunirá todos os meses para construir uma agenda comum para o país, uma agenda de curto prazo e uma de longo prazo, que envolva as reformas estruturantes. Para este momento, construímos uma agenda de sete pontos que levaremos para o ministro Nelson Barbosa”, ressaltou o governador do Distrito Federal.


Deixe seu comentário


Publicidade