Política Nacional

Governo planeja pacote de medidas com objetivo de retomar crescimento

Pacote será submetido a partidos, empresários e movimentos sociais


O governo prepara um pacote de medidas com o objetivo de estimular a retomada do crescimento econômico. Antes do anúncio, ainda sem data, a intenção é ouvir líderes de partidos da base aliada no Congresso Nacional, empresários e movimentos sociais.

Para isso, deve ser convocada uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O conselho é integrador por representantes do governo, de empresários, de movimentos sociais e de centrais sindicais.

Ao longo de 2015, o governo enviou ao Congresso propostas a fim de assegurar a redução dos gastos públicos, o aumento da arrecadação federal e, assim, reequilibrar as contas da União. Esse conjunto de medidas ficou conhecido como ajuste fiscal.

Após a presidente Dilma anunciar a troca no comando do Ministério da Fazenda, o chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou que a indicação para a pasta de Nelson Barbosa no lugar de Joaquim Levy não representará o fim do ajuste em 2016. Homem de confiança de Dilma, Barbosa chefiou o Ministério do Planejamento no primeiro ano do segundo mandato da presidente.

Segundo assessores presidenciais ouvido, o objetivo do Palácio do Planalto, ao ouvir partidos, movimentos sociais e empresários, é obter apoio para as propostas na sociedade. A expectativa, dizem esses interlocutores do governo, é fazer com que aquelas medidas que dependerem de aprovação do Congresso possam ser enviadas com formato “afinado” ao que os parlamentares devem aprovar.


Deixe seu comentário


Publicidade