Política Nacional

Lewandowski diz que é ‘severíssimo’ o corte no orçamento do Judiciário

Presidente do STF criticou medida na abertura dos trabalhos do Judiciário


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, criticou o corte proposto no ano passado pelo Exeucutivo, e aprovado pelo Congresso Nacional, no orçamento dos tribunais. O magistrado classificou o corte orçamentário de “severíssimo e inusitado”.

Apesar disso, Lewandowski afirmou que os “juízes brasileiros continuam atuantes, coesos e determinados no cumprimento de sua missão constitucional”, segundo ele, de “oferecer aos cidadãos brasileiros uma prestação jurisdicional de qualidade crescente”.

O discurso marcou o fim do recesso do STF e demais cortes brasileiras. Na fala, Lewandowski também afirmou ter esperança “de que, em breve, a nação iniciará um novo ciclo de desenvolvimento e prosperidade”.

“Em que pese vivermos hoje em um cenário nacional e internacional de incertezas e dificuldades, o Judiciário não tem medido esforços para mitigar os problemas sofridos pela sociedade brasileira, ao desempenhar as tarefas que lhe competem com altivez e senso de responsabilidade, em harmonia com os outros Poderes do Estado e em sintonia com os demais operadores do Direito”, afirmou o ministro.

No plenário da Corte, estavam também presentes os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O Executivo foi representado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o Ministério Público pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Além de um balanço dos avanços e trabalhos do STF em 2015, Lewandowski também anunciou iniciativas em 2016 para agilizar julgamentos e acelerar andamentos de processos, especialmente nas áreas de mediação e conciliação.

OAB
Em meio à sessão, como é tradição na abertura dos trabalhos do Supremo, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve a oportunidade de discursar aos ministros do tribunal.


Deixe seu comentário


Publicidade