Política Nacional

Maior tempo de TV dará a Alckmin chance para convencer o eleitorado

Ex-governador terá 35 dias para se mostrar como opção segura


Em baixa nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, porém munido do maior apoio partidário desta eleição, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) contará com mais um trunfo: tempo de rádio e TV. A vantagem dá ao candidato tucano capacidade de se projetar para além do Sul e Sudeste, regiões onde sua sigla exibe mais popularidade.

Presidente nacional do PSDB, Alckmin tem entre 4% e 6% de preferência nas pesquisas eleitorais, contra taxas de rejeição de 27% (DataFolha) e 22% (Ibope), ambas de
junho. Especialistas observam que o tempo de rádio e TV ainda atua como um balizador eleitoral importante, sobretudo nas cidades de pequeno e médio porte, onde a atuação da internet ainda é algo de menor alcance.

É essencial que Alckmin aproveite os 35 dias de campanha televisionada para convencer o eleitor de que será um presidente melhor do que Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede) ou Ciro Gomes (PDT), que estão à frente dele nas pesquisas.“De certa maneira, o Bolsonaro vai sumir na campanha de TV. Alckmin deve ter mais de 60% das inserções diárias, enquanto Bolsonaro terá muito menos do que isso”, disse o cientista político e sócio do Brasilis e Inteligov, Alberto Carlos Almeida.

Sem alavancar suas propostas e, sobretudo, fixar no eleitorado que é um candidato sóbrio e fora do extremo político, Alckmin não terá chances na disputa. Ter o apoio do Centrão, cortejado por todos os candidatos deste pleito, não o torna um vencedor de ocasião.

“Em razão da propositura da campanha, a própria atuação midiática já mudou, logo após o anúncio do Centrão. O que se prevê é uma mudança contundente nos próximos dias, com relação ao apoio do Centrão e a própria postura do Alckmin, de ser mais incisivo”, indicou o especialista em política da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Washington Luis Cunha.


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