Política Nacional

Maranhão anula ato de líderes e mantém eleição na quinta-feira

Presidente interino quer votação na quinta, penúltimo dia antes do recesso.

Compartilhe:

O presidente em exercício da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anulou na noite desta sexta-feira (8) ato do colégio de líderes, que havia marcado para a próxima terça-feira (12) a eleição para a presidência da Casa. Ao anular o ato, Maranhão manteve a decisão de agendar o pleito para quinta-feira (14), às 16h.

Segundo o presidente interino, o ato dos líderes partidários representa “usurpação de competência”.

O deputado do PP afirmou que se a eleição fosse antecipada, favoreceria os parlamentares que já têm a candidatura oficializada sobre aqueles que ainda estão angariando apoio. “A antecipação da data pode produzir a quebra de isonomia entre potenciais candidatos”, alegou.

Os líderes partidários passaram o dia em embate com o presidente em exercício da Câmara sobre a data da eleição de seu sucessor. Maranhão a marcou para a próxima quinta (14), mas foi desautorizado pelos líderes partidários, que a anteciparam para terça.

Em retaliação, o presidente em exercício exonerou nesta manhã o secretário-geral da Mesa Diretora, o servidor Silvio Avelino, que participou da reunião dos líderes.

Ele também mandou retirar as cabines de votação que já estavam sendo instaladas no plenário, e reafirmou que a eleição será apenas na quinta.

Após reunião com líderes de blocos que reúnem PMDB, PEN, PP, PTB, PSC, PR, PTN, PT do B, PSL, SD e PV, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), um dos cotados a concorrer à presidência da Casa, anunciou um pedido para que a Mesa Diretora, com os deputados da cúpula da Câmara, se reúna na próxima segunda (11) para ratificar a decisão do colégio de líderes de marcar a eleição para a tarde de terça.

O regimento interno permite que o colégio de líderes convoque sessões extraordinárias para, inclusive, realizar eleições para a presidência da Casa. Os líderes convocaram a sessão para terça; já Maranhão convocou para quinta.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *