Política Nacional

Ministro da Defesa diz que Forças Armadas estão ‘comprometidas com a democracia’, informa STF

Nota foi divulgada após reunião do general Paulo Nogueira com o presidente do STF, ministro Luiz Fux


O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e disse que as Forças Armadas estão “comprometidas com a democracia”. A informação foi divulgada pelo Supremo por meio de nota institucional.

A reunião com o general estava marcada, inicialmente, para quarta-feira (4), mas foi adiantada. Fux também se reuniu nesta terça (3) com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Durante o encontro, o Ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”, diz a nota do STF.

A reunião ocorreu em meio à polêmica criada pelo presidente Bolsonaro ao novamente colocar em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas e ao sugerir uma apuração dos votos feita também pelas Forças Armadas.

O presidente já admitiu que não tem provas para acusar o sistema eleitoral. Autoridade e especialistas sempre ressaltam que as urnas são seguras e os votos são auditáveis. Bolsonaro é investigado em um inquérito no STF devido aos ataques às urnas.

De acordo com o Supremo, a reunião com Fux foi pedida por Nogueira. Mais cedo, o general se encontrou com Bolsonaro para tratar de “assuntos de defesa nacional”.

O ministério da Defesa também divulgou uma nota em que disse que durante o encontro foram “discutidos temas institucionais”, tais como “o respeito entre as instituições” e “a colaboração das Forças Armadas para o processo eleitoral”.

A pasta disse ainda que reafirmava o “permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais”.


Deixe seu comentário


Publicidade