Política Nacional

Mourão diz que levará ‘mensagem política’ de Bolsonaro à China para reforçar ‘parceria estratégica’

Vice-presidente irá ao país asiático para reunião da comissão Brasil-China, marcada para a próxima semana. Mourão também terá uma audiência com o presidente chinês, Xi Jinping.


O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (13) que levará na próxima semana ao presidente da China, Xi Jinping, uma “mensagem política” do presidente Jair Bolsonaro no sentido de reforçar a “parceria estratégica” do Brasil com o país asiático.

Mourão inicia na quinta-feira (16) uma viagem de uma semana e meia que passará por Líbano, China e Itália. O principal destino é a China, onde o vice-presidente terá compromissos em Pequim e Xangai, de acordo com sua assessoria.

Mourão representará o Brasil na reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) e terá, entre outros compromissos, uma audiência com Xi Jinping. O encontro está previsto para o dia 24.

Nesta segunda, o vice-presidente afirmou que, além da reunião da comissão, uma das principais atividades na viagem é reforçar a importância das relações com a China, principal parceiro comercial do Brasil.

“Nossas duas grandes atividades lá, fora a questão da reunião da comissão, é levar uma mensagem política do presidente Bolsonaro ao presidente Xi Jinping, reforçando a parceria estratégica do Brasil e da China”, disse Mourão.

A viagem ocorrerá em meio à tensão gerada pela guerra comercial entre China e Estados Unidos (EUA).

A China anunciou nesta segunda que planeja impor tarifas sobre US$ 60 bilhões em produtos americanos, depois que os EUA anunciaram uma elevação das tarifas em vigor sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses.

Os mercados, no mundo inteiro, sentiram os efeitos da disputa, com quedas nas bolsas de valores.

Com o acirramento das barreiras comerciais, os investidores preveem aumento de custos corporativos, o que acarretaria diminuição das margens de lucro e da capacidade das empresas de planejar ou fazer despesas.


Deixe seu comentário


Publicidade