Política Nacional

Nosso maior desafio é o fiscal, diz novo ministro Nelson Barbosa

‘Somente com estabilidade fiscal vamos ter crescimento sustentável’, disse.


O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que o maior desafio da economia brasileira é o fiscal (as contas do governo). Barbosa foi anunciado nesta sexta como substituto de Joaquim Levy no comando da pasta.

“Hoje nosso maior desafio é o desafio fiscal, cuja solução depende somente do governo brasileiro”, disse o ministro, em sua primeira fala depois de ser anunciado no cargo. “Somente com a estabilidade fiscal vamos ter um crescimento sustentável”, afirmou.

Barbosa apontou que o foco da política econômica do governo continuará sendo a de promover o ajuste fiscal. “O foco da política econômica continua sendo promover o ajuste fiscal”, disse Barbosa. Junto com a estabilidade fiscal, ele disse que estará no foco do governo, num primeiro momento, a estabilidade e, depois, a “recuperação” dos investimentos no país.

Barbosa ressaltou que o governo tem “compromisso” com “a estabilidade e o reequilíbrio fiscal. E disse que vai trabalhar para “melhorar o ambiente de negócios” e, assim, acelerar a retomada do crescimento econômico. “O compromisso com a estabilidade fiscal se mantém o mesmo”, afirmou. “Se cada um fizer a sua parte, e nós do governo estamos fazendo a nossa parte, vamos conseguir superar os desafios muito mais rapidamente do que as pessoas esperam”, disse Barbosa. “Estamos numa fase de ajustes e construção das bases de um novo ciclo de crescimento”, disse ele.

Questionado sobre se a substituição do ministro Joaquim Levy significa a retomada da chamada “nova matriz econômica”, Barbosa respondeu que prefere não fazer o debate sobre política macroeconômica com base em rótulos.


Deixe seu comentário


Publicidade