Política Nacional

OAB Nacional quer apurar conduta de advogado de Nestor Cerveró

Presidente da entidade pediu abertura de processo à seccional do DF


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, enviou um ofício à seccional do Distrito Federal da entidade solicitando a abertura de um procedimento ético-disciplinar para apurar a conduta do advogado Edson Ribeiro, gravado negociando o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

A entidade quer apurar se ele cometeu alguma infração ao Código de Ética da profissão ao se reunir com o filho do ex-diretor, Bernardo Cerveró, para tentar evitar uma delação premiada ou esconder fatos relacionados ao senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e ao banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.

Junto com o senador, Edson Ribeiro também teve o pedido de prisão decretado pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta (25), mas é considerado foragido nos Estados Unidos. Nesta quinta, o ministro Teori Zavascki autorizou a inclusão do advogado na difusão vermelha da Interpol, o que pode levar a polícia americana a prendê-lo.

Caso o processo interno seja aberto, Edson Ribeiro terá direito à ampla defesa. Segundo a assessoria, a Ordem “propugna (defende) as prerrogativas profissionais do advogado”.


Deixe seu comentário


Publicidade