Política Nacional

Paulo Guedes diz que eleição de Biden nos EUA não trará problemas ao Brasil no ‘âmbito geral’

Presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre resultado. Atual presidente Donald Trump não reconhece a derrota.


Oministro da Economia, Paulo Guedes, disse que, de forma geral, a eleição do democrata Joe Biden como presidente dos Estados Unidos não trará problemas ao Brasil.

Biden foi eleito no sábado (7) o 46º presidente dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada após projeções de institutos e meios de comunicação indicarem a vitória do democrata no estado da Pensilvânia. Com isso, Biden ultrapassou os 270 delegados no colégio eleitoral. O presidente Donald Trump, derrotado, não reconheceu o resultado e recorre na Justiça.

“Eu não acho que, no âmbito geral, teremos problemas. De forma alguma”, afirmou Guedes durante um fórum virtual promovido pela agência de notícias Bloomberg ao ser questionado sobre o impacto da eleição de Biden no país.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a vitória do democrata. Ele torceu por Trump, para quem já havia publicamente expressado apoio diversas vezes.

O ministro da Economia argumentou que tanto o Brasil quanto os Estados Unidos prezam pela democracia e pela economia de mercado. Para Guedes, não será uma pessoa ou outra que irá afetar a relação entre os países.

“Nós estamos juntos nessa construção, o que é secular, eu diria milenar, uma grande construção de sociedade aberta. Nós estamos nesse processo. Então, não será uma personalidade aqui ou acolá que deverá afetar essa relação entre essas democracias liberais”, disse ele.

O ministro ressaltou a importância da democracia e de se respeitar o resultado das urnas, gostando ou não de quem tiver sido eleito.

“Assim como você poderia ter votado em um ou outro e, no final, respeitar o resultado….é exatamente como pensamos sobre isso que está se passando nos Estados Unidos. Em relação a gostar ou não gostar de Trump ou de outra pessoa, entendemos que a democracia é tudo o que somos. Democracia e economia de mercado. É sobre o que somos”, afirmou.

Porém, Guedes ponderou que, assim como Biden, Bolsonaro também foi eleito com milhões de votos e, por isso, as opiniões de ambos devem ser respeitadas.


Deixe seu comentário


Publicidade