Política Nacional

Petistas não terão que seguir posição do PT em processo, diz líder

Segundo Sibá Machado, não haverá ‘enquadramento’ de deputados


O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), disse que os integrantes petistas do Conselho de Ética não terão que seguir orientação do partido no processo por quebra de decoro parlamentar que investiga o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O presidente do PT, Rui Falcão, reafirmou nesta terça que a posição dos petistas no conselho será unitária.

De acordo com Sibá Machado, não haverá “enquadramento” da legenda aos deputados que fazem parte do colegiado. Segundo ele, Sibá Machado reforçou que os deputados petistas terão autonomia para votar a favor ou contra punição a Eduardo Cunha.

“Não há enquadramento”, afirmou o líder do PT. “Temos que saber que há uma forte pressão. Quem está lá sabe que vai trabalhar sob pressão. Mas não haverá enquadramento”, disse.

Ele fez a afirmação ao responder a uma pergunta sobre a posição anunciada no mês passado pelo presidente da legenda, Rui Falcão, Em reunião do Diretório do PT, no dia 29 de outubro, Falcão disse que os três membros do PT no Conselho de Ética votariam no processo de Cunha conforme orientação da Executiva.

Falcão reafirmou a orientação. Segundo ele, o partido não antecipará posicionamento sobre Cunha até que o relator apresente seu parecer. Em seguida, os parlamentares da legenda que compõem o conselho se reunirão com a Executiva Nacional para, então, definir como os integrantes petistas do órgão vão se posicionar.


Deixe seu comentário


Publicidade