Política Nacional

PGR pedirá informações aos EUA sobre Del Nero e Ricardo Teixeira

Intenção é juntar elementos para processar cartolas da CBF no Brasil


A Procuradoria Geral da República deverá pedir informações às autoridades americanas relacionadas às investigações já conduzidas nos Estados Unidos sobre o presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, e o ex-presidente da entidade Ricardo Teixeira.

Os dois estão entre 16 indiciados nesta quinta-feira (3) pela Justiça dos EUA dentro das investigações sobre a corrupção na Fifa. À noite, Del Nero se licenciou do cargo para cuidar de sua defesa.

A chefe do Departamento de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, disse que as investigações revelaram um esquema de corrupção que já dura 24 anos, envolvendo duas gerações de dirigentes de futebol. Juntos, os 27 acusados, incluindo os 16 identificados nesta quinta, conspiraram para pedir e receber mais de US$ 200 milhões em propina, disse Lynch.

O objetivo da PGR é juntar elementos para que Teixeira e Del Nero possam ser processados no Brasil, já que o país não extradita nacionais que respondam a processo no exterior. Teixeira e Del Nero estão no Rio de Janeiro, mas se deixarem o país, poderão ser apreendidos pela Interpol, a pedido do governo americano.

O Departamento de Justiça americano cogita dividir as informações da investigação, caso as autoridades do Brasil queiram abrir um processo contra os dois. Uma das dificuldades, porém, é que, ao contrário dos EUA, o Brasil não possui legislação para punir corrupção privada, somente aquela praticada junto a órgãos públicos.


Deixe seu comentário


Publicidade