Política Nacional

Previdência: rodada de conversas com bancadas começa na semana que vem, diz líder

Estratégia visa a conquistar apoio para aprovar a reforma, que muda as regras de aposentadoria


O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse nesta sexta-feira (15) que o governo começará na semana que vem a rodada de conversas com cada uma das bancadas partidárias para discutir a reforma da Previdência Social. O primeiro partido será o PSL, do presidente Jair Bolsonaro.

A iniciativa faz parte da estratégia para conquistar apoio à medida, considerada prioritária pela equipe econômica para ajustar as contas do país.

Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), a reforma precisará contar com o apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513), em dois turnos de votação, para ser enviada ao Senado. A proposta vai prever, entre outros pontos, idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de transição de 12 anos.

O texto deve ser enviado ao Congresso na próxima quarta-feira (20). No dia seguinte, o secretário da Previdência Social, Rogério Marinho, a pedido do líder na Câmara, receberá os parlamentares do PSL, em um auditório no Ministério da Economia. “Vamos fazer a primeira rodada de conversas, e o primeiro vai ser o PSL”, afirmou Vitor Hugo.


Deixe seu comentário


Publicidade