Política Nacional

Processo de impeachment não atrapalha ajuste fiscal, diz ministro Levy

“É um motivador para trazer mais transparência”


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, negou que a abertura de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff possa atrapalhar o esforço de ajuste fiscal do governo.

“Acho que o impeachment, ao contrário, não atrapalha em nada. É um motivador para trazer mais transparência e reafirmar os compromissos da atividade econômica”, afirmou a jornalistas.

Segundo o ministro, não é segredo que a incerteza política tem afetado o PIB e, desde maio, a arrecadação. “Acho que trazer clareza a esse processo é positivo. A presidente teve muita tranquilidade em deixar claro que se havia uma vontade reprimida de avançar no processo não há porque recear”, acrescentou.
Levy afirmou também que uma possível relação entre o impeachment e um maior risco de rebaixamento da nota do país vai depender “do futuro que a gente vai construir”. “As agências querem saber qual o compromisso que o governo e o Congresso têm com o crescimento e em cumprir seus contratos”.

O ministro disse acreditar que o risco de rebaixamento será afastado se o governo conseguir provar seu compromisso com a meta fiscal de superávit de 2016 (economia para pagar os juros da dívida pública – que foi fixada em 0,7% do PIB).

Levy mostrou-se confiante com a disposição do Congresso em aprovar as MPs e outras medidas do ajuste fiscal. “Eles sabem que o povo brasileiro está esperando a votação desses temas. Nossos representantes lá no Congresso estão muito conscientes disso e têm procurado ajudar de inúmeras maneiras. As votações das últimas semanas têm mostrado isso”, disse.

Essa questão do impeachment o que vai fazer é só dar mais clareza. Em vez de ficar uma ameaça pendurada, a gente enfrenta” O ministro voltou a falar que a abertura do processo de impeachment trará mais clareza e não dificuldades. “Essa questão do impeachment o que vai fazer é só dar mais clareza. Em vez de ficar uma ameaça pendurada, a gente enfrenta. E, quando se enfrenta as coisas, em geral, é melhor se você consegue demonstrar a que você veio, qual o seu compromisso e objetivos”, disse.


Deixe seu comentário


Publicidade