Política Nacional

Queiroga diz que ‘é possível’ que governo passe de 10 para 5 dias o isolamento de curados de Covid

Ministro da Saúde afirmou que área técnica está estudando atualizar a diretriz, com base no que já está sendo executado em outros países


Oministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que “é possível” que o governo determine um período de isolamento menor (de 10 para 5 dias) para pessoas recém recuperadas de Covid.

Queiroga disse que o Brasil pode seguir os passos de outros países, que já reduziram o tempo de isolamento.

Nos últimos dias de dezembro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou suas diretrizes para casos confirmados de Covid em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo. O tempo recomendado passou de 10 para 5 dias, seguido de uso constante de máscara por mais 5 dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

“Possilvemente. Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. 5 dias. Isso está em estudo na área técnica”, afirmou Queiroga a jornalistas na porta do Ministério da Saúde.

Queiroga lembrou que na França, por exemplo, o governo autorizou médicos infectados com Covid a seguirem atuando na linha de frente. Isso porque, entre outros motivos, a variante ômicron, predominante nos novos casos, tem mostrado sintomas mais leves.

“O CDC já deu essa recomendação [reduzir o isolamento]. O governo francês está inclusive autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente”.


Deixe seu comentário


Publicidade