Política Nacional

Senado ‘deu exemplo’ de como vai agir ao manter Delcídio preso

Para ministro do STF, caso do petista demonstrou ‘falha da personalidade’.


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a decisão do Senado de manter a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), decretada previamente pela Corte, mostrou como a casa legislativa pode decidir em situações futuras. A manutenção da prisão foi aprovada nesta quarta (25) pelo Senado por 59 votos a 13.

Fux foi questionado por jornalistas sobre a prisão do senador ao chegar para a sessão do Supremo. Para ele, o caso gerou “perplexidade”. “De qualquer maneira, acho que o Senado deu um exemplo de como a instituição quer seguir de agora em diante.”
Delcídio foi preso por tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, segundo investigadores. Ele foi gravado numa conversa com o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, oferecendo R$ 50 mil mensais para a família em troca de silêncio sobre seu suposto envolvimento em corrupção na Petrobras numa eventual delação premiada

“Foi uma perplexidade pela figura que o senador sempre representou. Foi uma surpresa, deu até um sentimento de frustração, porque ele é uma figura emblemática, um homem com um bom perfil humano. Mas isso demonstrou uma falha da personalidade”, afirmou.

Investigações também apontam que Delcídio ofereceu R$ 4 milhões ao advogado do ex-diretor, a serem pagos pelo banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que também teria interesse em ocultar revelações de Cerveró sobre negócios do banco junto à Petrobras.

Para Fux, o despacho de prisão, expedido pelo ministro Teori Zavascki e referendado pela Segunda Turma do STF nesta quarta, “traz fatos imensos” sobre Delcídio. Ao final, Fux disse que um eventual afastamento do senador do cargo poderá ser discutida pela Corte.


Deixe seu comentário


Publicidade