Política Nacional

Senador Paulo Rocha é eleito novo líder do PT no Senado

Ele já renunciou a mandato de deputado para evitar processo de cassação.


A bancada do PT elegeu nesta terça-feira (1º) o senador Paulo Rocha (PT-PA) para ser o novo líder do partido no Senado. O senador, que foi absolvido no julgamento do mensalão em 2012, foi o único membro da bancada que se candidatou ao cargo de líder do partido.

A vaga de líder do PT na Casa estava aberta desde a semana passada, quando o senador Humberto Costa (PT-PE) ocupou o lugar de Delcídio do Amaral (PT-MS), que está suspenso do partido, na liderança do governo.

Paulo Rocha foi eleito cinco vezes deputado federal pelo estado do Pará. Em 2005, ele renunciou ao mandato na Câmara dos Deputados para escapar de processo no Conselho de Ética que pedia a cassação do mandato dele.

Rocha era acusado pelo crime de lavagem de dinheiro no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político por parte do Partido dos Trabalhadores. Na época, o senador era líder do PT na Câmara dos Deputados. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu absolvê-lo da acusação.

Em 2014, Paulo Rocha se candidatou ao Senado pelo estado do Pará. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará tentou cassar a candidatura dele com base na Lei da Ficha Limpa, mas o Tribunal Superior Eleitoral derrubou a decisão. Rocha foi eleito senador e será o líder do PT no Senado por um ano.


Deixe seu comentário


Publicidade