Política Nacional

Sergio Moro diz que Kim Kataguiri cometeu ‘erro brutal’ em fala sobre nazismo, mas que ‘não reflete o que ele pensa’

Parlamentar afirmou considerar que Alemanha errou ao criminalizar partido nazista. ‘Ele tem um histórico como parlamentar. Não vamos apagar esse histórico porque ele cometeu esse erro brutal’, disse o ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República.


O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos), pré-candidato à Presidência da República, classificou como “gafe verbal” e “erro brutal” a declaração do deputado federal Kim Kataguiri (Podemos) durante um episódio do podcast Flow, no qual o parlamentar afirmou considerar que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista.

A declaração de Sergio Moro foi dada durante uma entrevista a uma emissora de TV do Piauí, TV Meio Norte, nesta quinta-feira (10), durante visita do pré-candidato a Teresina.

“Ele já pediu desculpas. Eu acho que ele se equivocou profundamente em relação a essa fala e ele já pediu as escusas, pediu as desculpas a todas as pessoas, como tem que ser. Agora, ele tem um histórico como parlamentar. Não vamos apagar esse histórico porque ele cometeu esse erro brutal… Mas não reflete o que ele pensa, foi uma gafe verbal”, disse Sergio Moro.

 

Apologia ao nazismo

O influenciador e apresentador do Flow Podcast Bruno Aiub, conhecido como Monark, disse durante um episódio realizado na última segunda-feira (7) que defende a existência de um partido nazista no Brasil. O episódio foi retirado do ar e o influencer foi desligado do canal.

Durante o mesmo programa, o deputado Kim Kataguiri (Podemos) questionado pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP) no podcast, afirmou considerar que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista.

Tabata: “Kim, você acha que é errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo?”
Kim: “acho!”

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou nesta terça-feira (8) a abertura de uma investigação sobre suposto crime de apologia do nazismo praticado pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e pelo podcaster e influencer Monark.

Segundo a PGR, o caso será analisado pela assessoria criminal de Aras porque Kim Kataguiri, como deputado federal, tem foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Deputado contesta

Em nota, Kataguiri criticou o procurador-geral Augusto Aras e afirmou que ele faz “vista grossa para crimes que realmente aconteceram”.
Segundo o deputado, o Aras se omite em casos que envolvem o presidente Jair Bolsonaro e age “rapidamente e com inquestionável cunho político para perseguir minha conduta de oposição ao governo”.


Deixe seu comentário


Publicidade