Política Nacional

Supremo arquiva inquérito sobre Antonio Anastasia na Lava Jato

Investigação havia encerrado em outubro, mas PF pediu novas apurações


O ministro Teori Zavascki, do STF, determinou pela segunda vez, o arquivamento de inquérito sobre o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) dentro da Operação Lava Jato. Em outubro do ano passado, Teori já havia arquivado, mas a PF depois pediu nova análise das suspeitas a partir de novos indícios.

Em parecer enviado ao STF no mês passado, no entanto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou novamente o arquivamento, afirmando que os novos documentos não traziam indícios que justificassem a continuidade das investigações.

Segundo ele, não há provas de recebimento de recursos ilegais por parte de Anastasia. O inquérito foi instaurado em março de 2015, depois que o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como “Careca”, afirmou em depoimento que entregou, em 2010, R$ 1 milhão a mando do doleiro Alberto Youssef a uma pessoa que parecia ser o senador.

Youssef negou que tenha mandado entregar dinheiro ao tucano. O senador também nega a acusação. Diante da negativa do doleiro e do senador, a Polícia Federal realizou diligências para verificar se a residência apontada por “Careca” como o local da entrega do dinheiro teria relação com Anastasia. Enquanto o inquérito permanecia aberto, a PF apresentou documentos que apontavam a entrega do dinheiro em uma casa do bairro do Belvedere, mas a relação do imóvel com o ex-governador não ficou comprovada.


Deixe seu comentário


Publicidade