Política Nacional

Temer diz que relação com Dilma será ‘harmoniosa’

Presidente e vice vivem momento de maior desgaste na relação desde 2011


O vice-presidente da República Michel Temer afirmou que a relação com a presidente Dilma Rousseff “fica harmoniosa” em 2016. Em meio ao processo de impeachment enfrentado pela presidente, a relação entre Dilma e Temer vive o momento de maior desgaste desde que eles chegaram ao Palácio do Planalto, em janeiro de 2011.

No mês passado, o peemedebista enviou uma carta à presidente na qual apontou suposta desconfiança dela em relação a ele. O conteúdo da mensagem gerou intensa repercussão política e o resultado foi um anúncio, por parte dos dois, de que a relação entre eles será “institucional” a partir de agora. “[A relação com a presidente Dilma] fica harmoniosa”, declarou o vice-presidente após ser questionado sobre como fica a relação entre ele e a petista.

Esta foi a primeira declaração pública dele sobre a relação com Dilma após o anúncio de que os dois terão relação “institucional”. Desde então, pelo menos oficialmente, os dois não voltaram a se reunir no Palácio do Planalto, embora no dia 16 do mês passado eles tenham participado de evento em Brasília no qual uma banda militar tocou a música “Amigos para Sempre”.

Em razão da carta enviada à presidente, setores da oposição chegaram a avaliar que o conteúdo da mensagem revelava o “rompimento” de Temer com Dilma. Enquanto isso, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou a carta de “desabafo” e o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Silvio Costa (PE), disse que Temer prestou “desserviço” ao Brasil.

Perguntado sobre o que esperar para 2016, ele disse desejar “muita harmonia” no país e no PMDB, partido do qual ele é presidente. “Acho que nós precisamos de muita harmonia e tenho dito isso com muita frequência. Acho que ano novo enseja, pelo menos o começo, esta ideia da harmonia absoluta, harmonia no país, harmonia no PMDB, nas bancadas do PMDB e em todos os locais. Acho que é isso que precisamos esperar”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade