Política Nacional

Temer e PMDB é responsável por crise no governo e no partido

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o PMDB “tem muita culpa com o que está acontecendo” no governo. 


Ele também criticou a decisão da Executiva Nacional da sigla de mudar as regras para filiação ao partido e culpou o presidente do partido, o vice-presidente da República, Michel Temer, pelas mudanças.

O partido decidiu que todas as filiações de deputados federais terão que receber o aval da cúpula da legenda. A estratégia visa barrar novas filiações quer interfiram na disputa pelo comando da bancada do PMDB na Câmara. A medida atinge diretamente os esforços do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) que tenta retomar a liderança da sigla após ter sido destituído do cargo. Ele é um dos nomes da sigla que apoiam o governo Dilma Rousseff em meio ao processo de impeachment em curso.

“Olha, eu acho que o PMDB tem muita culpa. Quando o PMDB foi chamado para coordenar o processo político do governo da coalizão, o PMDB se preocupou apenas com o RH. Eu adverti sobre isso na oportunidade. O PMDB perdeu a oportunidade de qualificar sua participação no governo. O PMDB também tem muita culpa, o governo tem, claro, mas o PMDB também tem muita culpa com o que está acontecendo”, disse Renan.

Ele continuou a declaração criticando a decisão desta quarta da Executiva Nacional da sigla. “Fazer reunião para proibir, um partido democrático, um partido democrático, que não tem dono, que se caracteriza por isso, fazer reunião para proibir a entrada de deputado, isso é um retrocesso que deve estar fazendo o Dr. Ulysses [Guimarães] tremer na cova”, completou.

O senador Renan chegou a culpar o presidente da sigla, o vice-presidente da República, Miche Temer, pela alteração nas normas internas da legenda. “O presidente Michel é o presidente do partido. Se alguém tem responsabilidade com relação a isso [mudança das regras de filiação] é o presidente Michel”, declarou.

Renan voltou a comentar a alteração para filiação de deputados federais, afirmando que a mudança foi feita “em benefício de alguém”. “A partir do momento que uma Executiva estabelece que só pode entrar quem a Executiva quiser, ela está barrando o crescimento do próprio PMDB, em beneficio de alguém. Eu não sei, eu não sei em benefício de quem”.


Deixe seu comentário


Publicidade