Política Nacional

Viagem ao Japão, Dilma buscará atrair investimentos em infraestrutura

Membros do G4, Brasil e Japão discutirão reforma de conselho da ONU.


Na viagem ao Japão que fará nos dias 3 e 4 do mês que vem, a presidente Dilma Rousseff apresentará aos empresários do país o Plano de Investimento em Logística (PIL) e buscará atrair investimentos japoneses para a área de infraestrutura do país, informou o subsecretário-geral de Política do Itamaraty, embaixador José Alfredo Graça Lima.

O programa foi lançado pelo governo federal em junho deste ano e prevê, por meio de concessões nas áreas de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, investimentos de R$ 198,4 bilhões no setor de infraestrutura.

Atualmente, o Japão é o sexto maior parceiro econômico do Brasil e o fluxo comercial entre os dois países no ano passado somou US$ 12,6 bilhões. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, empresas japonesas já manifestaram interesse em participar de licitações nos setores ferroviário e portuário, especialmente no Nordeste.

“Isso tem sido feito no dia a dia por todos os canais e, certamente, a presidenta estará se referindo [ao PIL], no que diz respeito a investimentos. A ênfase dela [na viagem] será, certamente, no ingresso de investimentos diretos japoneses no Brasil nesses setores, que são considerados ‘chave’ da nossa economia”, afirmou o embaixador.

Em viagens que tem feito ao exterior, desde que lançou o programa, Dilma tem aproveitado encontros com empresários locais para apresentá-los as concessões. Ela defendeu o PIL, por exemplo, nas viagens aos Estados Unidos e ao México.

Dilma participará de seminário empresarial no Japão. Do lado do Brasil estarão representantes do BNDES, da Vale e da Embraer, enquanto do lado japonês estarão empresários da Mitsubishi e Mitsui, com o objetivo de “divulgar oportunidades de investimento em infraestrutura, energia, cadeias logística e no setor de alimentação.”


Deixe seu comentário


Publicidade