Política Nacional

Zambelli e hacker são alvos de operação da PF contra invasão em sistemas do Judiciário, dizem fontes

Falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria sido inserido no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)


Viatura da Polícia Federal (PF) em frente ao apartamento funcional da deputada Carla Zambelli (PL-SP), na Asa Sul de Brasília. / Pedro Nogueira/CNN

A Polícia Federal (PF) prendeu o hacker Walter Delgatti, que ficou conhecido pelo acesso de mensagens da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira (2). A PF também cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A operação tem como objetivo apurar invasões no sistema informatizado do Poder Judiciário.

Os crimes investigados pela PF ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, possivelmente, de outros tribunais pelo país, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos, além de um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, as inserções fraudulentas ocorreram após invasão criminosa aos sistemas em questão, com a utilização de credenciais falsas obtidas de forma ilícita, conduta mediante a qual o(s) criminoso(s) passaram a ter controle remoto dos sistemas.

“Em prosseguimento às ações em defesa da Constituição e da ordem jurídica, a Polícia Federal está cumprindo mandados judiciais relativos a invasões ou tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições”, escreveu nas redes sociais o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A assessoria de Carla Zambelli informou que a deputada federal não irá se manifestar sobre o episódio.

 

Lucas Schroeder, Larissa Rodrigues e  Elijonas Maia
da CNN 
São Paulo e Brasília

 


Deixe seu comentário


Publicidade