Abdon, Marcivânia, Aline e Paulo Lemos serão diplomados deputados federais
Cerimônia ocorre terça-feira, 10; após retotalização dos votos das eleições para Câmara, em 2022, nesta segunda, 9, Sonize Barbosa, Professora Goreth, José Augusto Pupio e Silvia Waiãpi perdem mandatos e passam a ser suplentes

Douglas Lima
Editor
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) realizou na manhã desta segunda-feira, 9, a retotalização dos votos para os cargos proporcionais das eleições de 2022, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em ações diretas de inconstitucionalidade.
A medida, em razão das sobras eleitorais, alterou o resultado final da eleição de 2022 para a Câmara dos Deputados. No caso do estado do Amapá saem quatro parlamentares e entram, em seus lugares, outros quatro.
Segundo consta, terão o diploma cancelado, passando para a condição de suplentes, os deputados federais Sonize Barbosa (PL), Professora Goreth (PDT), José Augusto Pupio (MDB) e Silvia Waiãpi (PL). Entram André Abdon (PP), Aline Gurgel (Republicanos), Marcivânia Flexa (FE Brasil) e Paulo Lemos (Federação Psol-Rede).
Após a cerimônia de retotalização dos votos, o assessor jurídico da Presidência do TRE-AP, José Seixas, anunciou que a diplomação dos novos parlamentares ocorre já nesta terça-feira, 9, às 16h, no auditório do próprio tribunal.
A secretária de assistência social do governo do estado, Aline Gurgel, que deixará o cargo para exercer o mandato de deputada federal, outra vez, disse após a retotalização dos votos que tinha um sentimento de ter recebido um ato da justiça divina e outro da justiça dos homens.
Em seguida, a nova parlamentar manifestou felicidade ao retornar a Brasília, lembrando que em 2022 foi dos candidatos a quarta mais votada, com 13.600 sufrágios, em virtude, como disse, da população ter confiado em suas bandeiras de luta em defesa das mulheres e do social.
André Abdon, por sua vez, agradeceu a Deus e à justiça pela reviravolta ocorrida e prometeu trabalhar em defesa de todos os municípios do Amapá, ombreado com o senador Davi Alcolumbre para que o estado melhore ainda mais as coisas boas que já está usufruindo.
O assessor jurídico José Seixas anunciou a diplomação dos novos deputados federais para esta terça-feira, dia 10 de junho, e esclareceu que a cerimônia acontecida nesta segunda-feira não foi de recontagem de votos, mas de retotalização, em cumprimento à decisão do STF sobre as sobras eleitorais para deputado federal no estado do Amapá, em relação ao pleito de 2022.
Deixe seu comentário
Publicidade