Política

Amapá Cacau: Waldez oficializa chamada pública que incentiva a cadeia cacaueira no estado

O edital estimula a participação de cooperativas de produtores rurais; 500 famílias agrícolas devem ser beneficiadas nesta primeira etapa.


O governador, Waldez Góes, oficializou nesta segunda-feira, 30, a chamada pública do Programa Amapá Cacau. O edital incentiva associações e cooperativas de produtores rurais a inserir a cadeia cacaueira no Amapá, alcançando, em uma primeira etapa, cerca de 500 famílias agrícolas.

O edital público prevê o repasse de mil mudas de cacau para os produtores, construção de viveiros rústicos para germinação das mudas, acompanhamento técnico e preparo de área, com introdução de insumos.

O Amapá Cacau é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e conta com a parceria da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). O programa já trouxe ao estado 100 mil sementes de cacau – a previsão é que mais 400 mil cheguem nos próximos dias e outras 500 mil até o fim do ano, totalizando 1 milhão de sementes para plantio.

O programa ainda oferece treinamento efetivo aos técnicos da SDR e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), para que eles possam orientar os agricultores sobre o plantio, cultivo e colheita do cacau.

Os investimentos no Amapá Cacau ultrapassam R$22 milhões, e são do tesouro estadual. “Já levamos a cerca de 100 produtores o arranjo do cacau e a distribuição de 100 mil mudas. O objetivo, agora, é fortalecer o setor primário cada vez mais e é para isso que estamos chamando produtores. Vamos ampliar e firmar a cadeia de cacau em diversos municípios”, frisou Góes.

De acordo com o gestor da SDR, Janner Gazel, existe um planejamento de expansão do programa e, assim, efetivar o cultivo de cacau no Amapá. “Nós estamos planejando e incentivando o plantio do cacau, pois, sabemos que isso trará ao produtor outra fonte de renda. Queremos atender mais e mais agricultores e é por isso que vamos receber, em breve, mais sementes e consolidar a cadeia cacaueira no Amapá”, destacou.

 

Seleção
As associações e cooperativas com interesse em participar da chamada pública devem levar os documentos exigidos no edital à sede da SDR, das 8h às 12h e das 14h às 18h até 20 de junho.


Deixe seu comentário


Publicidade