Política

Amapá é destaque entre os cinco melhores estados do país no Ranking de Solvência Fiscal

Estudo que mede a capacidade de gestão dos estados no gerenciamento das dívidas foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública


 

As ações políticas de reorganização financeira adotadas pela gestão do Governo do Estado estão garantindo resultados significativos. Como demonstrativo da atual realidade, o Amapá se destacou como quinto do país no Ranking dos Estados com Maior Solvência Fiscal, com percentual de 4,26% .

 

No resultado divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Amapá aparece atrás apenas dos estados de Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná e Paraíba. Liderando com melhor percentual na Região Norte.

 

 

“Esse indicador de referência reflete no potencial de pagamento de dívidas do estado. Além disso, o fato de ser um estado que tem melhores chances de financiar seus gastos, gerando impactos diretos nos custos de contratação de serviços do Governo, atraindo mais empresas a concorrer nas licitações públicas”, destacou o vice-governador do Amapá, Teles Júnior.

 

O indicador de solvência fiscal estabelecido pela CLP mede a capacidade dos estados de gerenciar suas dívidas, calculando a relação entre a Dívida Consolidada Líquida (DCL), que representa o total de dívidas líquidas de ativos financeiros, e a Receita Corrente Líquida (RCL), que são as receitas regulares disponíveis para o estado.

 

Quanto menor essa porcentagem, melhor a saúde fiscal do estado, indicando que o ente federado consegue manter as dívidas sob controle. Se o indicativo do percentual estiver elevado é sinal de alerta, demonstrando que o peso da dívida é maior sobre a arrecadação.

 

Top 5 do Ranking de Solvência Fiscal no Brasil

             Mato Grosso: -19,80%

             Espírito Santo: -6,61%

             Paraná: -4,82%

             Paraíba: -1,16%

             Amapá: 4,26%

 

Fonte: CLP

 


Deixe seu comentário


Publicidade