Política

Amapá é o 15º estado brasileiro que mais possui deputados est

Segundo o IBGE, percentual do estado é de 70%, o mesmo do Brasil. Piauí e Espírito Santo estão na ponta.



 

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Amapá é o 15º estado brasileiro com maior número de deputados estaduais com curso superior. O percentual é de 70% da composição da Assembleia Legislativa (AL), o mesmo da média nacional. Piauí e Espírito Santo estão na ponta, com 87%. Nas duas últimas posições surgem os estados do Mato Grosso, na 26ª colocação, com 46%, e Rondônia, que é o último, com 29%.

Na região Norte, o Amapá só perde para o Pará, 13º colocado no ranking nacional, com 73%. Roraima surge em 3º lugar, com 67% (18º no ranking nacional), mesmo percentual do Amazonas. Segundo a pesquisa, apenas 8% (16,4 milhões) dos 200 milhões de brasileiros concluíram um curso superior. Outros 7,3 milhões (4%) possuem curso superior incompleto; 20% (41 milhões) das pessoas concluíram o ensino médio; 17,7 milhões (9%) têm o ensino fundamental e 39,4 milhões não têm nenhuma instrução.

O levantamento mostra que na região Sudeste a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é a que tem, proporcionalmente, o maior número de deputados com curso superior. Dos 70 parlamentares, 53 possuem curso superior. No estado de São Paulo, 73% dos parlamentares fizeram faculdade. Dos 77 deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, 58 (75%) possuem diploma de curso superior.

Os números da região Centro-Oeste destacam os estaduais de Mato Grosso do Sul (o 3º do ranking nacional, proporcionalmente, com 84%, o mesmo percentual do Distrito Federal (4º lugar). Goiás é o 17º no nível nacional: 68%. No Distrito Federal, que é o 4º do ranking, dos 24 deputados distritais 20 possuem curso superior, o que representa 84% da composição da Câmara Distrital

Na região Sul, o primeiro colocado é o Paraná, que ocupa a 10ª colocação do ranking nacional, com 74%: dos 54 parlamentares, 40 cursaram faculdade.


Deixe seu comentário


Publicidade