Política

Amapá fará cooperação com a Guiana Francesa para a gestão de recursos hídricos

Termo de cooperação internacional será assinado com Guiana Francesa para estudos e ações para melhorar a gestão da água no Estado.


Vice-governador Jaime Nunes orientou que todas as instituições do governo envolvidas com recursos hídricos façam parte do grupo de trabalho sobre o tema
O Governo do Estado do Amapá (GEA) irá aderir, neste primeiro semestre de 2019, ao projeto Bio-Plateux, que monitora e trabalha a gestão dos recursos hídricos, suas problemáticas e desafios. A adesão será por meio de um termo de cooperação com a Guiana Francesa. O processo, por ser internacional, será analisado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e, pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Itamaraty.

Neste sentido, aconteceu nesta terça-feira, 29, no Palácio do Setentrião, a apresentação do referido projeto ao vice-governador, Jaime Nunes, e equipe técnica de governo.  A explanação foi feita por representantes da entidade “Office de I’EAU de Guyane – Escritório das Águas das Guianas”, instituição pública que faz parte do Comitê dos Recursos Hídricos da Guiana.

O representante do Escritório das Águas, Franck Chow Toun, falou da importância de se compartilhar as informações e experiências de estudos realizados no meio ambiente. “Queremos sensibilizar a todos sobre a importância do recurso hídrico da Amazônia que é riquíssimo”, disse Chow.

Na ocasião, foi proposta a criação de um grupo de trabalho composto por técnicos da Guiana Francesa e de gestores estaduais para tratar da gestão de recursos hídricos no Estado do Amapá. Após a formação do grupo, será necessário levantar as ações de capacitação, sensibilização, quadros de produção e difusão, suporte técnico e todas as ferramentas relacionadas à água.

O vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, orientou durante a reunião, que todas as instituições do Estado do Amapá envolvidas com recursos hídricos sejam identificadas para que os técnicos façam parte do grupo de trabalho de parceria. “E buscar sensibilizar a todos para a importância do recurso hídrico da Amazônia. Com isso, queremos melhorar a gestão da água, a qualidade do serviço e, o acesso do produto potável no Amapá”, afirmou Nunes.

O diretor do Desenvolvimento Central e Regional da Agência Amapá, Joselito Abrantes, falou que esta cooperação internacional terá uma missão que agrega. “Teremos o apoio técnico e de assessoria sobre os estudos e monitoramento de recursos hídricos, ambientais aquáticos e áreas costeiras, contribuindo para o planejamento de ações no âmbito das águas”, informou Abrantes.

Uma nova reunião será marcada para apresentação da minuta do termo de cooperação para os técnicos estaduais.


Deixe seu comentário


Publicidade