Política

Amapá ocupa assento na vice presidência do Fórum Nacional de T

Secretária de Trabalho, Marciane Santo, foi eleita vice presidente da Regional Norte do Fonset



 

O Amapá tem vez e voz no Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho (Fonset), com sede em Brasília: a secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo, foi eleita vice-presidente da Regional Norte. O evento ocorreu na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e contou com a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias.
O secretário de Estado do Trabalho da Bahia, Álvaro Gomes, foi eleito presidente do fórum. Ele substitui o também baiano, Nilton Vasconcelos.

De acordo com Marciane, o assento na diretoria do Fonset representa uma grande conquista para o Estado do Amapá. Dentre outras finalidades, o fórum tem por objetivo definir e firmar posições em torno de problemas relacionados ao mundo do trabalho, como fortalecer a participação dos Estados na definição das políticas públicas.

“A orientação do governador Waldez Góes é tratar o cidadão, o trabalhador de forma humanitária, criando condições para que possa se qualificar e ingressar no mercado do trabalho. Minha eleição para ocupar a vice-presidência no Fonset é uma conquista de governo e do povo amapaense”, comemorou a gestora da Sete.

O ministro Manoel Dias, ressaltou a importância da parceria com as secretarias do trabalho, Estados e municípios que integram a rede de atendimento do órgão. “Precisamos de vocês para nos ajudar na busca de soluções dos problemas que afetam o atendimento ao trabalhador e, desta forma, contribuirmos para a modernização da administração do país como um todo”, conclamou.

Diálogo e troca de experiências
O Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho é uma sociedade civil, constituída por titulares das secretarias estaduais de Trabalho e mais a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. Criado no fim dos anos 80, o Fonset é um espaço de diálogo e troca de experiência entre os Estados e o Governo Federal.

O Fonset tem participação no Conselho Nacional de Economia Solidária (CNAES) e no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e atua junto ao MTE no aperfeiçoamento das ações de qualificação e intermediação dos profissionais, celebrando convênios com órgãos e entidades nacionais e internacionais com vistas ao intercâmbio nesta área. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do micro e dos pequenos empreendimentos, contribuindo para a geração de renda e redução do desemprego.


Deixe seu comentário


Publicidade