Amapá realiza 256 cirurgias ortopédicas em pouco mais de 20 dias
Procedimento, segundo o governador Clécio, atingirá mais de quatrocentos pacientes até dia 29 próximo

Douglas Lima
Editor
Em meio a um silêncio velado, o governo Clécio Luís, desde o dia seguinte em que assumiu o cargo, 2 de janeiro, até essa terça-feira, 24, já realizou 256 cirurgias ortopédicas no Hospital de Emergência (HE) e também no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
Quebrando o silêncio, o governador esteve de manhã no HE, quando anunciou a transferência imediata de 18 pacientes daquele estabelecimento para o Hcal com a finalidade de serem submetidos a cirurgias ortopédicas.
Perguntado se a transferência representava o início do mutirão de cirurgias que ele anunciara tão logo assumira a gestão do estado, Clécio Luís revelou que a movimentação representava a segunda etapa do ‘Mutirão Zera Fila’, uma vez que até aquele momento 256 pessoas já tinham passado pelo procedimento, desde 2 de janeiro.
Zerar a fila de pacientes traumatológicos foi compromisso de campanha do então candidato ao governo do Amapá, Clécio Luís, registrado em cartório. Agora no cargo de chefe do executivo amapaense, depois da primeira etapa do programa de cirurgias, nesta terça começou a segunda, visando operar 150 pessoas até o dia 29 e fevereiro, fechando o período com 406 cirurgias de pacientes que chegaram aos hospitais vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e doméstico, e liberando de vez os corredores do HE.
A secretária de saúde, Silvana Vedovelli, também presente no Hospital de Emergência, com Clécio Luís, informou que neste curto período de tempo o governo aumentou em 50% as salas de cirurgia no próprio HE e no Hospital Alberto Lima. Hoje o estado conta com seis salas de cirurgia, três em cada estabelecimento, e mais três estão em fase de conclusão no Hcal.
O governador disse também que a sua administração vem conseguindo o grande feito das cirurgias ortopédicas porque criou um entendimento com os fornecedores de equipamentos e insumos, bem como com as equipes de cirurgiões, enfermeiros e demais profissionais do setor de saúde do estado.
Clécio Luís ainda anunciou a terceira etapa do Mutirão Zera Fila, que abrangerá, através de chamadas públicas, pessoas que estão fora dos hospitais há tempo precisando de cirurgia ortopédica, e também aquelas que foram cirurgiadas provisoriamente ou que o procedimento não certo.
“Depois vamos trabalhar para a cirurgia geral e cirurgias vasculares. Assim avançaremos e cumpriremos o Mutirão Zera Fila prometido na campanha eleitoral”, concluiu o governador.
Deixe seu comentário
Publicidade




