Política

Amapá reforça compromisso com objetivos do desenvolvimento sustentável

O Amapá comemorou nessa segunda-feira, 26, um ano de adesão à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). A bandeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi hasteada no Palácio do Setentrião. Os governos de outras unidades da Federação também aderiram ao pedido da ONU. A Agenda 2030, da qual […]


O Amapá comemorou nessa segunda-feira, 26, um ano de adesão à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). A bandeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi hasteada no Palácio do Setentrião. Os governos de outras unidades da Federação também aderiram ao pedido da ONU.

A Agenda 2030, da qual outros 192 países participam, além do Brasil, compreende um conjunto de 17 ODS, acordados durante a última conferência mundial de Meio Ambiente das Nações Unidas, a Rio+20, realizada há quatro anos.

De acordo com o governador, Waldez Góes, o ato simboliza a união de esforços para a promoção do desenvolvimento sustentável no país. “De fato, todos os ODS têm metas diretamente ligadas às responsabilidades dos governos estaduais, em relação aos quais a Agenda 2030 reconhece seu papel fundamental”, analisou.

ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030 das Nações Unidas. No total, são 17 objetivos e 169 metas. Eles complementam e aprofundam a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançada no ano 2000.

Os 17 ODS
Erradicação da Pobreza
Fome Zero e agricultura sustentável
Saúde e Bem-Estar
Educação de Qualidade
Igualdade de Gênero
Água Potável e Saneamento
Energia Limpa e Acessível
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, Inovação e Infraestrutura
Redução das Desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na Água
Vida Terrestre
Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Parcerias e meios de implementação


Deixe seu comentário


Publicidade