Política

Amapá será sede do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Evento vai reunir governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para discutir assuntos de interesse da região.


Nos dias 28 e 29 de março o Amapá sediará o 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no espaço Nuance Eventos, na rotatória do Araxá, Zona Sul de Macapá. O evento contará com a participação dos chefes de Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia, para discutir assuntos de interesse unânime da região.

A discussão será dividida em quatro Câmaras Técnicas: Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, Segurança Pública. Participarão do debate governadores, técnicos, secretários e procuradores dos nove Estados.

O tema que deve centralizar os debates é o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, apresentado na 13ª edição do Fórum realizada, em Macapá, em janeiro de 2017. Desde então, os Estados vêm se mobilizando para efetivar a consolidação do dispositivo, a fim de que as reivindicações sejam feitas em bloco e, não mais isol adamente, inclusive, perante à comunidade internacional.

Para a sua regulamentação, o Consórcio precisava passar pelas fases de elaboração de estatuto, publicação e ratificação legal pelas Assembleias Legislativas de cada estado. Todas essas etapas já foram cumpridas. E agora, os governadores vão deliberar de que forma irão atuar a partir do funcionamento do Consórcio e elaborar a Carta de Macapá com o resultado da s discussões das Câmaras Técnicas.

Esta será a terceira vez que o Estado do Amapá sedia o encontro. Em 2009, os governadores se reuniram em Macapá na 6ª edição do evento. E em 2017, foi a segunda vez.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, sendo o estado do Pará o primeiro anfitrião do evento. O objetivo do Fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.

Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos. São criadas Câmaras Técnicas para se discutir os temas.

Programação

Quinta-feira (28/03)

7h15 – Credenciamento

8h – Abertura

Câmara Comunicação Pública

Câmara Consórcio Interestadual

Câmara Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Câmara Segurança Pública

 

10h30 – Coffee Break

10h45 – Retorno às pautas das câmaras

12h45 – Almoço

13h45 – Retorno às pautas das câmaras

16h45 – Fechamento da Ata Setorial

18h45 – Conclusão dos trabalhos das câmaras

Sexta-feira (29/03)

8h30 – Coletiva de Imprensa

9h10 – Fórum – Parte 1

I – Deliberação das agendas das Câmaras Setoriais

II – Assembleia Geral do Consórcio

11h – Coffee Break

11h20 – Fórum – Parte 2

I – Debates

II – Encaminhamentos

III – Leitura da Carta Macapá

13h – Atendimento à Imprensa

13h30 – Almoço


Deixe seu comentário


Publicidade