Política

Amapá vai estabelecer relação com franceses para acessar financiamento transfronteiriço

Guiana Francesa dispõe de R$ 18 milhões de fundos europeus para financiamento de projetos de desenvolvimento na fronteira de Oiapoque.


Fundos de financiamentos para projetos, internet e a zona franca da fronteira, foram os temas tratados durante reunião com o governador Waldez Góes e o presidente da Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG), Rodolphe Alexandre, nesta quarta-feira, 3, em Macapá. O encontro ocorreu no Palácio do Setentrião com objetivo de estreitar as relações e tratar assuntos comuns, fora das reuniões da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT). A CTG equivale à mesma estrutura administrativa que um Poder Executivo.

Ficou definido que o presidente e o governador reunirão a cada dois meses para dar encaminhamentos aos projetos comuns como, por exemplo, a possibilidade do fornecimento de internet da Europa via cabeamento fluvial Caiena/Macapá. Uma obra que pode ser financiada por um dos fundos que a CTG dispõe para investir no desenvolvimento trasnfronteiriço. “Temos assuntos comuns que podemos trabalhar e discutir fora da CMT. Com essa disponibilidade de financiamentos, montamos um grupo. Em agosto farei a primeira missão na Guiana para estabelecer essa relação”, afirmou Waldez Góes.

O presidente da Coletividade Territorial da Guiana Francesa anunciou que a CTG dispõe de R$ 18 milhões para financiamento desses projetos. “Queremos retomar a relação Amapá/Guiana e executar projetos em parceria. Temos fundos disponíveis para investir no desenvolvimento transfronteiriço”, confirmou Rodolphe Alexandre.

Outro tema de interesse de ambos é a criação da zona franca que deverá ser estudada para atender às necessidades da região de acordo com a legislação de cada cidade e um posto em São Jorge, na fronteira com Oiapoque, para receber e transportar peixe que atenda os dois lados.

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) é o órgão responsável por conduzir as tratativas e projetos. A expectativa do governo é acessar o fundo europeu para trazer benefícios na região da fronteira e incentivar o desenvolvimento econômico.

 

Relação transfronteiriça

A fronteira do Amapá com a Guiana Francesa possui uma população estimada em 32 mil habitantes, sendo 26,6 mil pessoas só em Oiapoque, no extremo norte do Amapá, e aproximadamente 3 mil em Saint Georges, ambos divididos pelo Rio Oiapoque e, agora, interligados pela Ponte Binacional.

A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França com uma população total estimada em 296.711 e tem como principais atividades econômicas a agricultura, o turismo e a pesca. Para tratar das relações transfronteiriças, foi criada a CMT como parte do Acordo de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica, registrado e divulgado em fevereiro de 2008.


Deixe seu comentário


Publicidade